APRENDA A LER RÓTULOS DE VEZ! | Delícias Fit

APRENDA A LER RÓTULOS DE VEZ!

Publicado: 25/11/2019

Por Fabiana Boeri

Entenda que o sucesso do seu emagrecimento está totalmente ligado à escolha os alimentos que compra. Aprenda a ler rótulos de forma FÁCIL e EFICAZ: leia essa matéria e assista ao vídeo DESCONTRAÍDO gravado pela @fabiboeri no IGTV da @deliciasfitbrasil.

Nesta matéria vamos falar sobre a importância de saber desvendar os mistérios por trás dos produtos que estamos consumindo, PRINCIPALMENTE se são de consumo usual, seja diário ou quase sempre. Sua dieta e saúde podem estar sendo prejudicados por você não estar lendo ou não saber ler efetivamente os rótulos das embalagens.

Fizemos uma pesquisa recentemente no Story da @deliciasfitbrasil, com 3 perguntas sobre o tema e ficamos orgulhosos das respostas. Olha só que legal:

  1. Você considera que sabe ler Rótulos? 

67% responderam que SIM e 33% que NÃO.

  1. Você tem o costume de ler Rótulos?

88% responderam que SIM e 12% que NÃO.

  1. Você gostaria de aprender ou saber mais sobre como fazer uma leitura mais rápida e eficiente?

94% responderam que SIM e 6% que NÃO.

Mas será que todas as pessoas que consideram saber ler rótulos, estão focando em ler o que REAMENTE IMPORTA

Muitos dizem que leem as embalagens dos produtos que vão comprar para ver validade, calorias, se tem glúten ou lactose “eu não compro”, “se é diet ou light eu compro”, “eu leio quando compro para meus filhos”. Mas saber efetivamente ler rótulos vai muito além disso: não é apenas para quem quer emagrecer ou comprar para crianças, é para quem quer COMER MELHOR e, consequentemente, GANHAR QUALIDADE DE VIDA. E isso importa sempre, para qualquer perfil de pessoa.

Não se deixe enganar pelo que diz na frente dos rótulos: “light”, “diet”, “zero”, “fit” e o tal do “apenas 10kcal POR PORÇÃO” podem ser apenas truques utilizados para vender produtos ruins a pessoas leigas.

Então eu separei aqui 6 ITENS que você precisa entender e prestar atenção, para saber se está comprando exatamente o que você ACHA está comprando. E ao final da matéria, estou deixando também uma DICA valiosa!


  1. CALORIAS x INGREDIENTES

A partir de hoje, a ÚLTIMA coisa que você vai olhar é a QUANTIDADE DE CALORIAS. E a PRIMEIRA coisa será a LISTA DE INGREDIENTES.

Isso porque IMPORTA MUITO MAIS a QUALIDADE DAS CALORIAS, ou seja, de quais ingredientes elas provem, do que a quantidade.

Muitas vezes um produto que é pouco calórico, para compensar sabor, textura e até a validade, está lotado de aditivos químicos que podem até não te engordar naquele exato momento, mas prejudicam a sua SAÚDE e com certeza vão prejudicar o seu PROCESSO DE EMAGRECIMENTO. 


  1. ENTENDENDO A LISTA DE INGREDIENTES

Você sabia que os ingredientes estão listados por ordem de quantidade no produto?

Isso quer dizer que o primeiro ingrediente desta lista é o que está presente em maior quantidade, e por aí segue a ordem. Então EVITE produtos se os primeiros nomes que aparecerem nesta lista forem:

  • Açúcar – não apenas o branco refinado! Tome cuidado também com os “açúcares mascarados”, como por exemplo: Açúcar Invertido, Açúcar Orgânico / Açúcar Mascavo / Caldo de Cana (apesar de serem mais naturais, ou seja, menos processados, possuem alto índice glicêmico – o mesmo do açúcar branco refinado – e não são interessantes para quem busca emagrecimento), Mel (mesmo caso: apesar de ser natural, possui alto índice glicêmico, proveniente de carboidratos chamados glicose e frutose, e não é interessante para quem busca emagrecimento), Xarope “de alguma coisa”, Maltodextrina, Dextrose etc. ATENÇÃO: não confunda Dextrose com POLIDEXTROSE. A Polidextrose é um tipo de fibra prebiótica, que inclusive adicionamos em nossas Delícias Fit, para ficarem ainda MAIS SAUDÁVEIS e RICAS EM FIBRAS. Tem matéria aqui no Blog também falando sobre ela (é só clicar aqui). 

  • Gordura vegetal hidrogenada – ou se for apenas “gordura vegetal” não se sabe exatamente do que se trata, então fuja também!

  • Farinha de trigo (mesmo quando diz que é enriquecida com ferro e ácido fólico) – existem também outros tipos de “farinhas brancas mascaradas”, como Féculas, Amido (a maioria deles ainda é Transgênico, fuja!), Tapioca (a diferença dela está apenas no fato de ser sem glúten, mas também não é interessante para emagrecimento).

  • Nomes “estranhos” e desconhecidos como: Glutamato monossódico, BHA, BHT, corantes artificiais, dióxido de enxofre, sulfitos etc. Se você não sabe o que quer dizer, OU você não compra OU você faz que nem eu (@fabiboeri): procura no Google – foi assim que aprendi a ler rótulos (quando decidi mudar meu estilo de vida), me apaixonei pelo tema (nutrição e saúde) e desenvolvi “do zero” todos os produtos da Delícias Fit. 


  1. %VD: PERCENTUAL DE VALORES DIÁRIOS 

É um número que indica a quantidade em percentual (%) que este produto possui de cada nutriente (carboidrato, proteína etc.), em relação a uma dieta de 2000 calorias POR DIA.

Note: (1) Por lei, os valores diários de uma Tabela Nutricional são baseados em uma dieta de 2000 calorias, ENTRETANTO, sua dieta pode ser baseada em mais ou menos calorias. Como sempre falo: devemos respeitar a INDIVIDUALIDADE de cada um. (2) Além disso, esses valores se referem à quantidade TOTAL DO DIA.


  1. PORÇÃO

Cuidado com as “pegadinhas” da Tabela Nutricional. Muitas vezes, o produto inteiro possui por exemplo 200g, mas a informação nutricional se refere a 30g. Então sempre se atente ao tamanho da porção indicado na Tabela.


  1. LEIA O RÓTULO POR INTEIRO

Isso vai fazer com que você tenha mais embasamento (maiores informações) para entender se aquele produto é realmente saudável e se é o que você está buscando naquele momento. Por exemplo: você já se deparou com um produto, como um pão integral por exemplo, que tem os dizeres: “este não é um produto reduzido em calorias”? Isso quer dizer que ele não é Light. 

Produtos LIGHT necessariamente são produtos com REDUÇÃO CALÓRICA em relação a versão “original”. O que não quer dizer que são saudáveis.

Assim como produtos DIET necessariamente tem que ser SEM AÇÚCAR (pois são voltados para diabéticos), mas muitas vezes podem conter aumento na quantidade de gordura (inclusive pode ser gordura vegetal hidrogenada) e/ou outros aditivos tem aditivos como não saudáveis.

SÓDIO também é uma informação muito importante para se atentar, pois muitos produtos industrializados, light, diet etc., tem uma quantidade de sódio excessiva.

Zero LACTOSE não necessariamente quer dizer que o produto é feito sem Lactose. Muitas vezes eles colocam uma enzima Lactase, que é responsável pela quebra e digestão da Lactose, por isso intolerantes podem consumir. Entretanto, quem tiver alergia ou intolerância à Proteína do Leite, deve avaliar se o produto não contem mesmo nenhum derivado do Leite

  1. COMPARE OS RÓTULOS

Agora que você já sabe tudo o que precisa, faça comparação entre os produtos da prateleira em selecione a opção mais saudável e adequada para você.


DICA 1: APLICATIVOS

Mas se mesmo assim você está com dificuldades de entender um rótulo ou está com pressa (quem sempre? Rsrs), hoje em dia existem aplicativos gratuitos que “leem” os rótulos através do código de barras e apontam se é saudável. O Desrotulando (@desrotulandoapp) é um deles, por exemplo – disponível para iOS e Android.


DICA 2: DELÍCIAS FIT

Nos nossos Doces Fit você pode confiar! Eu (@fabiboeri) desenvolvi receitas visando atender uma necessidade minha, que coubessem no meu dia a dia, selecionando ingredientes os mais naturais possíveis, sempre visando aliar SABOR a VALOR NUTRICIONAL e PRATICIDADE.


IR PARA A HOME / VER TODOS OS PRODUTOS

COMBOS PROMOCIONAIS

Consulte seu médico e/ou nutricionista e veja como inserir esta iguaria no seu planejamento alimentar.


Assista a este a outros vídeos no IGTV da @deliciasftbrasil.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Instagram: @fabiboeri e @deliciasftbrasil

Facebook: Delícias Fit Brasil

Youtube: Delícias Fit por Fabi Boeri


Voltar