COMPULSÃO POR DOCES: Quais as principais causas? | Delícias Fit

COMPULSÃO POR DOCES: Quais as principais causas?

Publicado: 31/01/2020

Por Fabiana Boeri

Aprendi muito com o passar dos anos nesta jornada, desde que comecei a aderir ao estilo de vida saudável, tanto por experiência própria quanto por conversar médicos e nutricionistas e consumir (assistir) muito conteúdo gerado por tais profissionais. 

Que então resolvi começar a escrever sobre os principais motivos que podem ocasionar a COMPULSÃO ALIMENTAR e, principalmente COMPULSÃO POR DOCES.

Dividi o tema em duas matérias: nesta aqui falaremos sobre as PRINCIPAIS (possíveis) CAUSAS e na próxima postagem estou dando DICAS sobre como minimizar e até tratar este problema que tem afetado tanta gente.

Eu acredito que podemos olhar para a Compulsão Alimentar no geral através de três perspectivas: 1) Físico, 2) Mental e 3) Nutricional.

  1. FÍSICO

Primeiro aspecto físico é o Hábito / a Repetição: se você come doces e farinhas brancas todos os dias, seu corpo vai pedir todos os dias e quiçá cada vez mais. 

O segundo é a Genética: grande parte da população possui alteração em um Gene responsável por comer doces e alimentos com sabor intenso.

Mas como sempre falo: genética não é desculpa! Existem formas de silenciar estes Genes, e falo sobre isso na próxima publicação do tema.

  1. MENTAL

Será que algo na sua vida não está indo bem? Você se sente feliz, bem com sua rotina, seu trabalho, amigos, familiares? 

Você está sofrendo com Ansiedade / Stress / Depressão?

Às vezes, o fato de estarmos insatisfeitos com um ou vários pilares da nossa vida, ou quando guardamos mágoas, rancor, quando não perdoamos, fazem com que nossa mente busque “conforto” na comida.

Outra coisa sobre o aspecto mental é a Saúde Intestinal. Opa, mas intestino não é um aspecto físico ou nutricional? Também, mas sabiam que 90% serotonina é produzida no intestino? A Serotonina é o hormônio (neurotransmissor) responsável pela sensação de bem-estar. Eu já falei (e continuo falando rs) sobre este tema em diversas matérias e vídeos (principalmente no que tem o título “Saúde Intestinal”).

  1. NUTRICIONAL

Carências Nutricionais: a falta de nutrientes (principalmente de Magnésio, Zinco e Cromo) faz com que o corpo entre em estado e alerta e desperte a compulsão. 

Dietas restritivas: fazer Low Carb e principalmente: zerar o Carbo por muito tempo, sem um acompanhamento médico / nutricional de confiança é um erro que muitos cometem. Culpada! Eu, por exemplo, já contei sobre isso no nosso IGTV (pra quem não assistiu, dá uma olhada lá depois que terminar de ler aqui). Eu virei “Carbofóbica”, tinha medo de arroz, tubérculo e frutas. Conclusão: além de compulsão por doces, eu me pegava também com umas vontades loucas quase que inexplicáveis de comer uma maçã, uma banana, que nem são alimentos ruins, doces, carboidratos refinados. Isso tem a ver também com as Carências Nutricionais – era o meu corpo sentindo falta e pedindo alguns macro e micronutrientes.

Alimentação errada: rica em alimentos refinados / processados, pobre em proteínas e fibras. Isso desregula a insulina, eleva o açúcar no sangue e aumenta a vontade de consumir carboidratos, principalmente doces.

Saúde Intestinal: além da questão já mencionada da serotonina, existe o equilíbrio entre as bactérias boas do intestino (as chamadas Probióticas) e as ruins, que estão ligadas ao equilíbrio de fungos e parasitas que lá habitam; o desequilíbrio aumenta a vontade por doces e carboidratos, pois o que alimenta os fungos é o açúcar.

E por último, mas não menos importante: a Desidratação. Sim minha gente, pois tanto a sede quanto a fome são sensações produzidas na mesma região do cérebro: o hipotálamo – e às vezes o “bichinho” confunde qual o déficit do corpo e ativa o alerta “errado”. Não sei vocês, mas eu por exemplo logo depois que bebe e também no dia seguinte (principalmente quando sinto ressaca), sinto uma fome fora do comum, e esta fome é principalmente de açúcar, carboidratos e gorduras ruins. Isso porque um dos principais fatores que causam os sintomas de ressaca é a Desidratação.

Nas nossas Delícias Fit você pode confiar: nossos produtos ajudam a controlar a Compulsão por Doces e não elevam o açúcar no sangue. Eles são SEM Açúcar, SEM Glúten, SEM Lactose, Ricos em Fibras, de Baixo índice glicêmico, opções com Whey Protein e opções Veganas.

 

IR PARA A HOME / VER TODOS OS PRODUTOS

COMBOS PROMOCIONAIS

Consulte seu médico e/ou nutricionista e veja como inserir esta iguaria no seu planejamento alimentar.


Assista a este a outros vídeos no IGTV da @deliciasftbrasil.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Instagram: @fabiboeri e @deliciasftbrasil

Facebook: Delícias Fit Brasil

Youtube: Delícias Fit por Fabi Boeri

Voltar